quinta-feira, 16 de junho de 2011

Especial Turismo - Final - Sede Curitiba

Como toda sede que vai receber a Copa 2014 precisa de uma casa, Curitba terá "A CASA" para receber os jogos e a grande festa da Copa.

A Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, é considerada hoje um dos estádios mais modernos do Brasil e será o palco dos jogos sediados em Curitiba. O projeto para o evento contempla o anel de arquibancadas, aumentando a capacidade atual de 25 mil pessoas para 41.375 torcedores.


Além disso, as adaptações às exigências da FIFA prevêem a ampliação do setor de imprensa, a construção de um novo vestiário e a retirada de alguns obstáculos como as colunas dos elevadores, facilitando a visibilidade do gramado em alguns pontos críticos do estádio.


 A acessibilidade ao estádio, apesar de ser considerada boa, também terá de ser melhorada e, embora o número de vagas de estacionamento seja maior do que o exigido pela FIFA, o governo priorizará o transporte público. Em frente ao estádio há planos de construção de um bicicletário, espaços para convidados da FIFA e, ainda, um centro de informações turísticas.

O estádio tem 70% de suas obras construídas, ficando somente a reestruturação com normas da FIFA.
Na realidade, não se trata apenas da conclusão das arquibancadas: esse trecho vai receber boa parte da estrutura que permitirá o funcionamento do complexo esportivo também nas ocasiões em que não houver jogos.


Além de ampliar a capacidade, as obras contemplam a construção de estacionamento com vagas cobertas e facilidade de acesso ao estádio. As 1.908 vagas ficarão localizadas dentro do conjunto da arena e se destinarão ao público em geral, ao público vip e às delegações. Elas se somam às estimadas 9,5 mil vagas (7,5 mil para carros e 2 mil para ônibus) existentes num raio de dois quilômetros da praça Afonso Botelho, onde ocorre o maior afluxo de espectadores ao estádio.
A distribuição prevê 37.816 lugares para o público, 2.668 cadeiras vips e 891 para a imprensa. Os arquitetos asseguram que os espectadores assistirão às partidas sentados em assentos cobertos, numerados e com visão completa do campo. A cobertura foi idealizada para transformar-se em um ícone arquitetônico da cidade - será realizada com telhas translúcidas, material que, na opinião dos autores, permite manter a qualidade do gramado. A facilidade de acesso/circulação é citada como uma das principais características da arena. A existência de uma grande área comercial e de relacionamento é outra qualidade.
As Obras do Estádio cumprem o cronograma, e após um impasse entre o Atlético Paranaense e a Organização da Copa quanto ao uso de verbas publicas para erguer a arena, pois tínhamos, de um lado o Clube que não queria arcar sozinho com os custos da ampliação do estádio e do outro a prefeitura de Curitiba que é contra a utilização de verbas publicas em empreendimentos privados. Sendo assim a Caixa Económica Federal se disponibilizou a viabilizar o Projeto financeiramente, contudo alguns parceiros da Copa 2014 explorariam a imagem dos espaços publicitários.

O estádio do Atlético Paranaense foi erguido em 1914, demolido em 1996 e reinaugurado em 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário