sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma Reflexão....

Copa 2014 1000 Dias ou Mil anos?

O próprio nome do Blog diz, “uma Copa que é para ONTEM”, e agora estamos a 1000 mil dias em uma Copa que precisa durar para nós Brasileiros mais de 1000 anos. Nove estádios estarão prontos nos próximos 365 dias, 8 dos 11 aeroportos já estão com obras previstas para serem entregues nos próximos 500 dias, mas o que mais preocupa é que: “das 57 obras de mobilidade previstas para o Mundial apenas 9 iniciaram e outras 30 estão em fase inicial de licitação”.

Os atrasos na Copa refletem a urgência de acabar com o modelo politico-administrativo impetrado no Brasil marcado pela burocracia, demora no repasse dos recursos e a total dependência de municípios e Estados com o Governo Federal. As obras avançam de acordo com a meritocracia do repasse de verbas, da analise das agencias de regulação e fiscalização e sobre tudo da vontade politica, veja um claro exemplo : “ em 2003 a prefeitura levou 10 anos para aprovar incentivos para a construção de hotéis na Zona Leste de São Paulo, já para o estádio Itaquerão, que está sendo erguido na mesma região bastou 1 mês e sua aprovação foi marcada para falta de debate, igualdade de direitos e sem nenhum planejamento, só algumas promessas que a abertura da Copa trará para São Paulo e para a Zona Leste um desenvolvimento Utópico baseado em apenas 10 jogos que o estádio receberá durante o Mundial”.

É nítido que o brasileiro apoia a Copa, acredita na vontade politica e publica da Presidente Dilma com os compromisso de fazer o melhor Mundial de Futebol, mas o Governo precisa deixar claro que está COPA é realmente para o brasileiro, que deixará um ótimo legado de obras de mobilidade publica, organização, comportamento, que a Copa tem condições de melhorar nossos hospitais, as nossas escolas, melhorar a autoestima do país e acabar com esta politicagem em torno dos interesses públicos.

Tenho a convicção de que a vontade politica nos próximos 1000 dias será o principal alicerce para manter em pé o sonho de fazer bonito na Copa!

Estarei torcendo para que essa Copa não deixe somente o legado físico de obras de mobilidade e estádios, mas ajude o brasileiro a refletir que é hora de mudar o sistema da BURROCRACIA politica e administrativa e provar que o brasileiro certamente pode sonhar com o país do Futuro, que não é mais futuro agora é o país do PRESENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário