quarta-feira, 15 de junho de 2011

Operários do Mineirão fazem paralisação por melhores salários

Os operários que fazem as obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, para Copa do Mundo de 2014, fizeram uma paralisação na manhã desta quarta-feira cobrando melhores salários e condições de trabalho. A informação foi confirmada pela Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belo Horizonte.
Segundo Osmir Venuto, presidente do sindicato, os operários que trabalham nas obras do Mineirão paralisaram os trabalhos nesta manhã para reivindicar horas extras a 100%, cesta básica mensal e piso da categoria, que é de R$ 926, e os trabalhadores reivindicam R$ 1.250,00, conforme cálculo da convenção coletiva de trabalho. Além disso, reivindicam melhores condições de trabalho, como banheiros e água para os trabalhadores. A movimentação já se dispersou e, de acordo com Venuto, cerca de 500 trabalhadores participaram da ação.
Ainda segundo o sindicato, houve uma rodada de negociações entre empresas e sindicato, mas não houve acordo. As empresas responsáveis pelas obras (HAP, Egesa e Construcap) prometem uma resposta até às 17h (de Brasília). Os trabalhadores farão uma assembleia nesta quinta-feira, às 5h30m, para definir se mantêm ou não o movimento.
A assessoria da Secopa (Secretária de Estado Extraordinária da Copa do Mundo) afirmou que os funcionários estão voltando normalmente ao trabalho e que a paralisação teria sido parcial. Porém, ainda se manifestará, de forma oficial, por meio de uma nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário