domingo, 27 de maio de 2012

Mergulhão Clara Nunes traz mais rapidez ao trânsito de Madureira


Moradores da região de Madureira que utilizam o cruzamento da rua Domingos Lopes já têm motivos para comemorar: a abertura do Mergulhão Clara Nunes, obra da Transcarioca inaugurada nesta sexta-feira, 25 de maio. Com quase 800m de extensão e oito faixas ao todo (sendo duas exclusivas para o Ligeirão), a obra vai desafogar o trânsito, principalmente na Intendente Magalhães, que antes costumava ter até um quilômetro de engarrafamento diário.

Com o Mergulhão, os veículos que vierem da rua Cândido Benício passarão por baixo do cruzamento com a Intendente Magalhães, seguirão pela rua Domingos Lopes e subirão mais à frente. Com isso, a Domingos Lopes passará a ser uma rua de mão dupla e os motoristas terão uma ligação que não existia antes.

- Antes do Mergulhão, os motoristas precisavam seguir pela rua Ernani Cardoso, passar pela Padre Manso, para poder chegar até o viaduto Negrão de Lima. Agora será possível descer pela Cândido Benício, sair na rua Quaxima e pegar o viaduto diretamente – explicou o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, Eduardo Fagundes.

Inicialmente, o Mergulhão Clara Nunes funcionará somente com quatro de suas oito faixas. O trânsito será liberado apenas para automóveis, o que servirá para desafogar consideravelmente o trânsito no local. Futuramente, com o início do funcionamento do BRT, as faixas para os ônibus articulados serão abertas e a estação de parada, que funcionará no centro do Mergulhão, contará também com uma rampa de subida para quem descer dos ônibus e precisar sair do local.

O resultado desta primeira fase de inaugurações, que também inclui a abertura do novo viaduto, representará para os motoristas que trafegam pela área uma economia de tempo de 15 a 30 minutos diários. Assim, os carros que passarem pela rua Cândido Benício e quiserem seguir para Madureira poderão utilizar o Mergulhão, seguir pela rua Quaxima e sair no Viaduto de Madureira velho, ao invés de pegar a Ernani Cardoso e Padre Manso, de acordo com Fagundes.

- No sentido contrário, quem vem de Madureira poderá pegar o Viaduto de Madureira novo, continuar pela Quaxima, pegar o Mergulhão e seguir – exemplificou Fagundes.




Além das melhorias no trânsito, as obras da Transcarioca também trouxeram mudanças na paisagem, com a revitalização do entorno do novo mergulhão. Com a retirada de diversas construções, árvores foram plantadas, tornando a paisagem mais clara e ampla para quem utiliza a via.


- A Transcarioca não é somente o sistema de transportes. Também estamos revitalizando o entorno, alargando a via, tornando a paisagem mais clara e dando mais velocidade – finalizou Fagundes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário